Art Nouveau

By Blogger'Art
Gustav Klimit - O beijo (1907-1908)
Como surgiu:
A primeira manifestação concreta do art nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A igreja de Wren em Londres). Nessa ilustração vêem-se três tulipas cujos talos entrelaçados traçam curvas já típicas do estilo. A influência sofrida por Mackmurdo provinha dos desenhos e pinturas pré-rafaelitas, principalmente os de Edward Burne-Jones e DantabrielRossetti.

Reações:
John Ruskin: retorno à volta da tradição artesanal da Idade Média.
William Morris: divulga a importância da renovação da tradição artesanal - influência de Ruskin.


Conclusão de Morris:
Impossibilidade de associação do consumo crescente com a técnica artesanal e a necessidade de aceitação do trabalho artístico mecanizado.

Conseqüências das idéias de Morris:
Movimento de Artes e Ofícios – influencia no desenho industrial.

O que é o Art Nouveau?
Uma soma de tendências que procurou preservar o contato do artista com a natureza e desenvolver um artesanato habilidoso e sua principal conquista foi promover a unidade das artes.

Denominações:
França - Modern Styly ou Art Nouveau
Alemanha – Jugendstil
Itália – Stile Floreale ou Stile Liberty

Produção do Art Nouveau:

Arquitetura e objetos ornamentais.
Contribuições nas artes aplicadas (produção de objetos do cotidiano).


C
hristopher Dresser (professor de desenho, estudioso de Botânica) – transformação das formas naturais em formas artísticas.
Walter Crane – ilustrador de livros infantis, tecidos, cerâmica, tapetes, vitrais, etc.
Kate Greenaway – ilustrações de livros e contos infantis, desenhos para cartões comemorativos.
Charles Rennie Machkintos (arquiteto) – linhas mais retilíneas e simétricas.
René Lalique e Émile Gallé (França) – melhores exemplos dessa arte decorativa.


Bélgica, França, Espanha e Eua.
Na França Hector Guimard, tem destaque ao utilizar peças orgânicas e pequenas curvas. Projetou as estações de Paris, ele substituía madeira por ferro e vidro. René Lalique fazia sua arte em vidros, ele trás um pouco do romantismo ao utilizar as ninfas e em jóias ao mostrar o símbolo do Art Nouveau, a libélula.

Na Bélgica Victor Horta era arquiteto e design, em suas obras ele não se limita só em esculturas. Uma de sua obra é onde ele faz uma sombra projetada na escada além de mostrar as curvas. Faz sua arte em vidros também, onde o Art Nouveau resgata essa idéia com cores e decorativos em floral.

Na Espanha Antonio Gaudi Cornet trabalha com a idéia de reciclagem, de aproveitar as coisas, ele também pega peças de demolição e cria mosaico. Na Alemanha Henry Van de Velde, se baseia ns artes gráficas.

Nos Estados Unidos Louis Comfort Tiffany desloca o vidro da janela e constrói luminárias e faz separações de ambientes. No Brasil temos a arte feita em vidros na “cafeteira Colombo”. Alphonse Marie Mucha apresenta imagens com referências muito fortes para empresas como “O Boticário”, além de fazer cartazes para peças de teatro.

Brasil:
Foi no início do século XX que o Art Nouveau chegou ao Brasil, importado da França, principalmente na decoração de interiores ou em grades e elementos arquitetônicos de ferro forjado.

No Rio de Janeiro, um grande exemplo é o interior da Confeitaria Colombo. Cerâmicas e cartazes do pintor Eliseu Visconti também têm inspiração Art Nouveau.
 

0 comments so far.

Something to say?